No primeiro dia de visita à Escola Múnicipal Carlos Drummond de Andrade, o grupo do projeto foi levado a conhecer todo o espaço físico da escola, funcionários, professores e alunos. Nos apresentamos nominalmente, explicando de maneira breve como seria o nosso trabalho na instituição.
Fomos acompanhados, desde o início, pela nossa supervisora Eliana. Logo em seguida, nos reunimos na bibliotéca para conhecermos os livros, principalmente o livro de alfabetição do 1º ano do fundamental. Tivemos a oportunidade de fotografar o que achamos ser importante para deixar como registro e fonte de estudo.
Esperamos ensinar e aprender muito durante todo o processo que estivermos passando dentro do projeto. Em breve estarei postando outros relatórios sobre todo o ocorrido nos dias de idá à escola.
Ao chegarmos à unidade escolar, nos deparamos com a paralização dos professores da rede Municipal de ensino. Nesta unidade, alguns professores não aderiram a greve. Todos os funcionários da escola tiveram que se mobilizar para ajudar a suprir a ausência dos professores.
Nós do Pibid desenvolvemos algumas atividades, mesmo com as turmas do primeiro ano (alfabetização) ficando juntas em uma sala de aula ampla. Dessa forma podemos ter o contato com os alunos e dar início as nossas tarefas, como: encontro vocálico e alfabeto cantado em língua de sinais. Os alunos gostaram das atividades e participaram de todas as atividades. Podemos observar de perto a falta que um professor faz para a educação, e o quando a docência é importante para o desenvolvimento das crianças.
Hoje, as tarefas foram executadas com sucesso. Narramos e encenamos a história da Menina Bonita do Laço de Fitas, foi muito proveitoso e educativo para as crianças. Elas puderam aprender sobre as diferenças que existem em cada um de nós e que as pessoas possuem características físicas diversificadas.
Ao final da atividade sentamos com a turma, e abrimos uma roda de conversa perguntando sobre as principais implicações da história, enfatizando o real objetivo da história, que são as diferenças e características de cada indivíduo, em seguida pedimos para que os alunos desenhassem os personagens.
Hoje, tive a aportunidade de visitar a classe especial, uma classe realmente mais que especial. Os alunos estão sempre interagindo e aprendendo a cada instante, ensinando àqueles que estão por perto.
Observei que a sala de aula contém cartazes com os números e o alfabeto em libras, calendário, jogos etc.
A profesora se comunica com os alunos em língua de sinais, já que os alunos são portadores de necessidades especiais auditivas. Cada aluno possui um desempenho diferenciado em relação aos conteúdos. A professora trabalha com cada aluno de modo específico, atendendo as necessidades de acordo com o nível de cada aluno.
Neste dia, aprendi ainda mais, que não importam as dificuldades e necessidades dos indivíduos, todos nós temos capacidade de aprender coisas novas e avançar nas descobertas feitas dia após dia.
Relatório da Visita
ResponderExcluirNo primeiro dia de visita à Escola Múnicipal Carlos Drummond de Andrade, o grupo do projeto foi levado a conhecer todo o espaço físico da escola, funcionários, professores e alunos. Nos apresentamos nominalmente, explicando de maneira breve como seria o nosso trabalho na instituição.
Fomos acompanhados, desde o início, pela nossa supervisora Eliana. Logo em seguida, nos reunimos na bibliotéca para conhecermos os livros, principalmente o livro de alfabetição do 1º ano do fundamental. Tivemos a oportunidade de fotografar o que achamos ser importante para deixar como registro e fonte de estudo.
Esperamos ensinar e aprender muito durante todo o processo que estivermos passando dentro do projeto. Em breve estarei postando outros relatórios sobre todo o ocorrido nos dias de idá à escola.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAo chegarmos à unidade escolar, nos deparamos com a paralização dos professores da rede Municipal de ensino. Nesta unidade, alguns professores não aderiram a greve. Todos os funcionários da escola tiveram que se mobilizar para ajudar a suprir a ausência dos professores.
ExcluirNós do Pibid desenvolvemos algumas atividades, mesmo com as turmas do primeiro ano (alfabetização) ficando juntas em uma sala de aula ampla. Dessa forma podemos ter o contato com os alunos e dar início as nossas tarefas, como: encontro vocálico e alfabeto cantado em língua de sinais. Os alunos gostaram das atividades e participaram de todas as atividades.
Podemos observar de perto a falta que um professor faz para a educação, e o quando a docência é importante para o desenvolvimento das crianças.
No dia 13/05/2014, não teve aula na escola, por conta da paralisação dos professores.
ResponderExcluir13/05/2014
ResponderExcluirReunião do Pibid.
Orientações quanto as faltas;
Cadastramento do currículo lattes;
Atuação de um projeto criativo;
Organização dos diários reflexivos;
Orientações gerais para o Pibid e suas implicações.
20/05/2014
ResponderExcluirAtividade!
Hoje, as tarefas foram executadas com sucesso. Narramos e encenamos a história da Menina Bonita do Laço de Fitas, foi muito proveitoso e educativo para as crianças. Elas puderam aprender sobre as diferenças que existem em cada um de nós e que as pessoas possuem características físicas diversificadas.
Ao final da atividade sentamos com a turma, e abrimos uma roda de conversa perguntando sobre as principais implicações da história, enfatizando o real objetivo da história, que são as diferenças e características de cada indivíduo, em seguida pedimos para que os alunos desenhassem os personagens.
Muito bom!
ResponderExcluir15/07/2014
ResponderExcluirHoje, tive a aportunidade de visitar a classe especial, uma classe realmente mais que especial. Os alunos estão sempre interagindo e aprendendo a cada instante, ensinando àqueles que estão por perto.
Observei que a sala de aula contém cartazes com os números e o alfabeto em libras, calendário, jogos etc.
A profesora se comunica com os alunos em língua de sinais, já que os alunos são portadores de necessidades especiais auditivas. Cada aluno possui um desempenho diferenciado em relação aos conteúdos. A professora trabalha com cada aluno de modo específico, atendendo as necessidades de acordo com o nível de cada aluno.
Neste dia, aprendi ainda mais, que não importam as dificuldades e necessidades dos indivíduos, todos nós temos capacidade de aprender coisas novas e avançar nas descobertas feitas dia após dia.